Jejum e abstinência para crianças ?




Sexta-feira da Paixão: sem missa, Igreja recorda a morte de Jesus ...
No Catecismo da Igreja Católica, no parágrafo 2043, consta que os católicos devem jejuar e abster-se de carne, conforme manda a Santa Madre Igreja.
O Código de Direito Canônico diz:
Cân. 1250-Os dias e tempos de penitência na Igreja universal são todas as sextas-feiras do ano e o tempo da Quaresma.
Cân. 1251-Guarde-se a abstinência de carne ou de outro alimento segundo as determinações da Conferência episcopal, todas as sextas-feiras do ano, a não ser que coincidam com algum dia enumerado entre as solenidades; a abstinência e o jejum na quarta-feira de Cinzas e na sexta-feira da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Agora além da lei, é preciso entender a razão para tal:
O jejum e a abstinência servem como moderadores de nossos apetites, tanto do ponto de visto físico como espiritual. Após a queda de Adão, o homem sofre com a guerra que o seu próprio corpo faz contra si.
É só observar, nós nunca ficamos satisfeitos: é no dormir, no comer, no falar, no comprar etc.
Por isso a Igreja, inspirada pelo Espírito Santo, pede-nos essa privação de coisas boas, para um bem maior. Soma-se também o fato de que a abstinência e o jejum exigem um certo esforço e sacrifício, próprios da renúncia.
O que convém muito quando lembramos que as sextas-feiras são dedicadas a Paixão de Jesus. Há motivo mais belo do que juntar seu pequeno sacrifício com a memória do Santo Sacrifício Salvífico da Cruz?
Então, resumindo a questão:
• Durante as sextas-feiras do ano, não se deve comer carne;
• Quem está consciente e come mesmo assim, comete pecado mortal, ou seja, deve buscar a confissão o quanto antes;
• Quem comia carne às sextas, mas não tinha pleno conhecimento, não cometeu pecado mortal;
• Aqui no Brasil, a CNBB permite que a abstinência de carne seja substituída por alguma obra de caridade, associando a ela, pensamentos sobre a Morte e Ressurreição de Nosso Senhor;
• O cânon é bem claro ao afirmar que todos são obrigados a jejuar, pois compreende a idade de 18 a 60 anos. Porém, desde os catorze anos os adolescentes já podem fazer algum tipo de abstinência.

E as crianças?

As crianças não são obrigadas a fazê-lo porém como ensiná-las a compreender este jejum e abstinência se elas não são obrigadas?
Do seu jeitinho pode explicar para a criança o porque deste jejum, a sua importância para que ela entenda, pode até sugerir que ela escolha um pequeno sacrifício para fazer neste dia e depois fazer uma breve meditação. No começo pode ser um pouco complicado mas lembre-se tudo é hábito e rotina e aos poucos esta semente plantada no coração desta criança pode se tornar um bela flor. Lembrando que não é porque elas não são obrigadas que não deve fazer a abstinência de carne, porém fica a critério.
Devemos também nos atentar que somos observados por nossas crianças o tempo inteiro e devemos ser os primeiros a dar o exemplo.
Seria muito interessante desde pequenas conscientizá-las de tal jejum e abstinência para que haja nelas uma compreensão e se torne um hábito para que assim quando chegar a idade em que são obrigadas a fazer não sitam como se fosse uma obrigação ou um fardo pesado mas sim algo feito por amor tendo consciência daquilo que está fazendo.

Fonte: https://reginafidei.com.br/abstinencia-de-carne-as-sextas-feiras-obrigacao-de-todo-catolico/



Comentários

Postagens mais visitadas