DEDIQUE TEMPO PARA SUA FAMÍLIA!
A família é um bem precioso, um lar aconchegante, um lugar onde sempre sabemos que podemos voltar, a nossa segurança, mas para que a família seja tudo isso ela precisa de tempo e dedicação daqueles que a compõem.
O que é família para a Igreja?
O Catecismo da Igreja Católica nos diz que:
“Constituição natureza e fins da família
§2201 A família no plano de Deus NATUREZA DA FAMÍLIA A comunidade conjugal está fundada no consentimento dos esposos. O casamento e a família estão ordenados para o bem dos esposos, a procriação e a educação dos filhos. O amor dos esposos e a geração dos filhos instituem entre os membros de uma mesma família relações pessoais e responsabilidades primordiais.
§2202 Um homem e uma mulher unidos em casamento formam com seus filhos uma família. Esta disposição precede todo reconhecimento por parte da autoridade pública; impõe-se a ela (isto é, não depende da autoridade civil para se constituir) e deve ser considerada como a referência normal, em função da qual devem ser avaliadas as diversas formas de parentesco.
§2203 Ao criar o homem e a mulher, Deus instituiu a família humana e dotou-a de sua constituição fundamental. Seus membros são pessoas iguais em dignidade. Para o bem comum de seus membros e da sociedade, a família implica uma diversidade de responsabilidades, de direitos e de deveres.
§2249 A comunidade conjugal está fundada na aliança e no consentimento dos esposos. O casamento e a família estão ordenados para o bem dos cônjuges, a procriação e a educação dos filhos.
§2363 Pela união dos esposos realiza-se o duplo fim do matrimônio: o bem dos cônjuges e a transmissão da vida. Esses dois significados ou valores do casamento não podem ser separados sem alterar a vida espiritual do casal e sem comprometer os bens matrimoniais e o futuro da família.”
Assim, o amor conjugal entre o homem e a mulher atende à dupla exigência da fidelidade e da fecundidade.
E também:
“DEVERES DOS PAIS A fecundidade do amor conjugal não se reduz só à procriação dos filhos, mas deve se estender à sua educação moral e formação espiritual. "O papel dos pais na educação é tão importante que é quase impossível substituí-los." O direito e o devei de educação são primordiais e inalienáveis para os pais.
§2222 Os pais devem considerar seus filhos como filhos de Deus e respeitá-los como pessoas humanas. Educar os filhos no cumprimento da Lei de Deus, mostrando-se eles mesmos obedientes à vontade do Pai dos Céus.
§2223 Os pais são os primeiros responsáveis pela educação de seus filhos. Dão testemunho desta responsabilidade em primeiro lugar pela criação de um lar no qual a ternura, o perdão, o respeito, a fidelidade e o serviço desinteressado são a regra. O lar é um lugar apropriado para a educação das virtudes. Esta requer a aprendizagem da abnegação, de um reto juízo, do domínio de si, condições de toda liberdade verdadeira. Os pais ensinarão os filhos a subordinar "as dimensões físicas e instintivas às dimensões interiores e espirituais." Dar bom exemplo aos filhos é uma grave responsabilidade para os pais. Sabendo reconhecer diante deles seus próprios defeitos, ser-lhes-á mais fácil guiá-los e corrigi-los:
"Aquele que ama o filho usará com frequência o chicote; aquele que educa seu filho terá motivo de satisfação" (Eclo 30,1-2). "E vós, pais, não deis a vossos filhos motivo de revolta contra vós, mas criai-os na disciplina e correção do Senhor" (Ef 6,4).”
Podemos ver a responsabilidade que é se ter uma família, mas como podemos cumprir com tudo isto que a Santa Igreja nos pede se não nos dedicamos ao bem maior que é esta linda vocação?
Vamos refletir?
Temos tempo para tudo, para os estudos, para o trabalho, para reuniões, para as mil funções que acumulamos dentro e fora da Igreja, mas e tempo para a família, para a educação dos filhos, para a vida conjugal, será que há tempo dedicado à sua família, a vocação a qual Deus lhe chamou e confiou?
A missão do pai e da mãe dentro de uma como podemos ver no que o Catecismo da Igreja Católica nos diz é de extrema importância para a edificação do lar, como que um lar será edificado na fé se aqueles que Deus confiou esta missão não estão presentes neles? Como que conseguirão educar e conhecer seus filhos se não se fazem presentes na vida deles?
Sabemos que cada um tem sua realidade, mas vamos pensar quais tem sido suas prioridades no momento? A vida profissional? Talvez em sua realidade você trabalhe e queira se dedicar para exercer bem seu trabalho, não a nada de errado nisso, porém PRIORIDADES devem ser estabelecidas! De que adianta ganhar o mundo inteiro e perder aquilo que mais importa que é seu lar, via de santificação para sua chegada ao Céu?!
Se não é a vida profissional são os mil compromissos e funções que se acumulam ao longo da caminhada, mas será mesmo que é vontade de Deus tudo isso? Por que Deus em sua infinita bondade e misericórdia acarretariam tantas e tantas coisas a ponto de você esquecer completamente da sua vocação primeira? Sim Deus nos chama e vocação é chamado, mas antes de ouvir a voz do irmão REZE! Deus usa as pessoas para nos ajudar e nos guiar, porém não podemos nos esquecer que Ele também fala conosco a todo instante e precisamos aprender a também ouvir sua voz que ecoa em nossos corações.
Sua família é sua vocação seu bem maior, é local de vida. Os pais tem deveres a serem cumpridos dentro e fora do lar e estes deveres devem ser suas prioridades de vida, não esqueça sua vocação e seu chamado e as responsabilidades que isto traz, quanto mais é dado mais será cobrado!
Como já disse de nada adianta ganhar o mundo inteiro e perder o Céu e ainda acrescento que nada adianta conquistar a diocese inteira e perder seu lar, seus filhos pois você é peça fundamental para a salvação de seu lar, somos missionários mas sem esquecer da sua primeira missão que é dentro do lar!
Pare, reflita, repense e dedique tempo para sua família!
Comentários
Postar um comentário