A Igreja é Una. (Amar a Igreja)
De que forma maravilhosa pregou Nosso Senhor esta doutrina! Multiplica as palavras e as imagens, para que a compreendamos e fique gravada em nossa alma a paixão da unidade. Eu sou a verdadeira vide e o meu Pai é o agricultor. Todo o sarmento que não da fruto em mim, ele corta- la-á; e todo o que der fruto, podá- la- lá para que dê mais abundante fruto... Permanecei em Mim,que Eu permanecerei em vós. Como o sarmento não pode si mesmo dar fruto, se não estiver unido á videira, assim também vós se não permanecerdes em Mim. Eu sou a Videira e vós as varas. O que permanece em Mim e Eu nele, dá muito fruto,porque, sem Mim, nada podeis fazer.
Não verdes como aqueles que se separam da Igreja, estando ás vezes cheios de frondosidade não tardam em secar e como seus frutos se transformam em vermineira viva? Ama a Santa Igreja Apostólica, Romana, Una! Porque, como escreve São Cipriano: quem recolhe noutro lado fora da Igreja, dissipa a Igreja de Cristo. E São João Crisóstomo insiste: Não te separes da Igreja. Nada é mais forte que a Igreja. A tua Esperança é a Igreja; a tua Salvação é a Igreja; o teu refúgio é a Igreja. É mais alta do que o céu e mais larga que a terra. Nunca envelhece e o seu Vigor é eterno.
Defender a unidade da Igreja traduz -se viver muito unidos a Jesus Cristo, que é a nossa vide. Como ? Aumentando a nossa fidelidade ao Magistério perene da Igreja: na verdade, não prometido o Espirito Santo aos sucessores de Pedro para que na sua revelação manifestassem uma nova doutrina, mas para que, com sua assistência, santamente custodiassem sua e fielmente exprimissem a revelação transmitida pelos Apóstolos ao depósito da Fé. Assim conservando a unidade, venerando essa nossa Mãe sem mancha e amando o Romano Pontífice.
Alguns afirmam que ficamos poucos na Igreja. Eu responde - lhe- ias que, se todos defendesse com lealdade a doutrina de Cristo, depressa cresceria consideravelmente o número, porque Deus quer que se encha a sua Casa. na Igreja descobrimos Cristo, que é o Amor dos nossos amores. E temos de desejar para todos esta vocação, este gozo intimo que nos embriaga a alma, a doçura luminosa do Coração misericordiosa de Jesus.
Devemos ser Ecumênicos, ouve - se repetir. pois sim. No entanto, temo que , por trás de algumas iniciativas auto - denominadas Ecumênicas, se oculte uma fraude, pois são atividades que não conduzem ao amor de Cristo verdadeira Vide. Por isso não dão fruto. Eu peço todos os dias ao Senhor que torne cada vez maior o meu coração, para que continue a torna sobrenatural este amor que pôs na minha alma a todos os homens, sem distinção de raça, de povo, de condições culturais ou de fortuna. Estimo sinceramente a todos os católicos e não católicos, aos que creem em alguma coisa e aos não crentes, que me dão tristeza. Mas Cristo fundou uma única Igreja, tem uma única Esposa.
A União dos Cristãos? Sim. Mais ainda: a União de todos que creem em Deus. Mais só existe uma Igreja Verdadeira. Não é preciso reconstruí-la com pedaços dispersos por todo o mundo. E não necessita de passar por nenhum tipo de purificação para depois se encontrar finalmente limpa. A Esposa de Cristo não pode ser adúltera, porque é incorruptível e pura. Só uma Casa conhece, guarda a inviolabilidade de um único tálamo com pudor casto. Ela conserva - nos para Deus, ela destina para o Reino os filhos que engendrou. Todo aquele que se separa da Igreja une - se a uma adúltera, afasta -se das promessas da Igreja: não conseguirá as recompensas de Cristo quem abandonou a Igreja de Cristo.
_________________________________________________________________________________
Jo XVII,11
Jo XVII,21
Mt XVII,25
Jo X,16
Jo XV, 1-5
S.Cipriano. De Catholicae Eclesiae unitate,6; PL4,503
S. João Crisóstomo, Homilia de capto Eutropio,6
Concílio Vaticano II, Constituição Dogmatica sobre a Igreja. Denzinger - Schön.3070 (1836)
Comentários
Postar um comentário