Como tem sido o nosso lar?

 


Vamos falar sobre família, mas não sobre seus conceitos, definições, mas sobre como a família é enxergada pelos filhos. 

Nós sabemos que a família é o primeiro lar de uma criança, é onde ela cria seus primeiros laços, aprende, cresce a amadurece. É através da família que vemos os acertos que queremos levar para nossas vidas e os erros que não queremos cometer. Olhando para seu lar na infância, qual era sua visão de família? Era a de um ambiente aconchegante, acolhedor ou cheio de brigas e discussões? 

Quando a criança cresce em um lar desestabilizado cheio de brigas, discussões e até mesmo presenciando um ambiente de violento ela jamais enxergará este ambiente como um lugar de aconchego e proteção, dificilmente verá a família como algo bom.  

Quando a criança cresce em um lar onde ambos se respeitam e aprendem a dialogar, tudo se torna bem diferente. 

Claro que nenhum lar é perfeito e que sim as pessoas discutem mas quando isto é inevitável que as crianças também possam presenciar a reconciliação.

 Qual a visão de família que vocês querem que seus filhos tenham? Quer que eles sempre presenciem momentos em que os pais faltam com respeito uns com os outros e comecem a agir como se isso fosse natural? Ou quer que entendam que é um ambiente onde todos se respeitam e se amam?

Devemos sempre refletir sobre como temos sido família, que lar estamos proporcionando para nossos filhos e por muitas vezes a mudança deverá partir de nós, deixar para conversar sobre aquilo que incomodou depois, esperar se acalmar para conversar, entre muitas outras coisas que sabemos que é difícil é complicado, mas morrer para si é sempre necessário.  

A família é um dom de Deus, é lugar de amor, de aconchego, de compreensão, de respeito, que as crianças possam ver a família desta forma, hoje em dia temos uma enxurrada de exemplos de casamentos desfeitos, casamentos infelizes, mas sabemos que em Deus podemos verdadeiramente viver está linda vocação e as tamanhas graças que traz um casamento fecundo. Os primeiros exemplos devem sempre vir de casa, não podemos nos esquecer que nosso primeiro testemunho é sempre o exemplo. 

Que possamos hoje refletir como temos sido família, como eu tenho exercido meu papel em minha casa e que a Sagrada Família ajude a cada um viver bem a sua vocação dentro do lar. 

 



Comentários

Postagens mais visitadas